Quem somos

 

O Grupo de Teatro Cena Jovem nasceu na Paróquia do Carvalhido (Porto) em 24 de Setembro de 1994, aí participando activamente em múltiplas iniciativas culturais até Julho de 2007. De então para cá mantém-se sedeado na Freguesia de Cedofeita.

 

Com personalidade jurídica desde 9 de Março de 2000, o Grupo está filiado na Federação das Colectividades do Distrito do Porto, integrando actualmente os respectivos Corpos Gerentes.

 

As produções do Cena Jovem, inicialmente estreadas no Auditório Paroquial do Carvalhido (desde Dezembro de 2005 designado “Auditório Padre Nuno Borges de Pinho”), passaram por locais tão diversificados como os Auditórios do Centro Social de Soutelo (Rio Tinto) ou da Paróquia de S. Félix da Marinha (V. N. Gaia), Mosteiros de Arouca e de Paço de Sousa e Igreja de S. Pedro de Fins (Maia), Cine-Teatros de Mourilhe (Mangualde) e de Alpedrinha (Fundão) e Associações Recreativas Flor de Pedrouços (Maia), Flor de Infesta (Matosinhos) ou Amigos de Seixas (Caminha). No Porto, o Grupo actuou já no Teatro Sá da Bandeira e nos Auditórios das Freguesias de Cedofeita e Massarelos, João Raul Bettencourt (Sindicato dos Funcionários Judiciais), da Paróquia da Senhora do Porto, da AICCOPN, do Governo Civil do Porto, do Monte Pedral, do Lions Clube do Porto, da Casa de Lordelo e do Clube Fenianos Portuenses.

 

Refiram-se igualmente as múltiplas representações da “Via Crucis”, de Franz Liszt, realizadas em conjunto com o Coro de S. Tarcísio, nos anos de 1998, 2000 e 2008 e 2010, nas Igrejas da Trindade, Carvalhido, Cristo-Rei, Senhora do Porto e Cedofeita, bem como na Igreja do mosteiro de Arouca com o Coro e Banda locais.

 

O Cena Jovem tem ainda recebido frequentes solicitações para participar em outras iniciativas culturais tanto no Grande Porto como em diversos locais da província e para animar Saraus de Poesia, Serões Artísticos e Literários e Festas de Natal.

 

Sinal do reconhecimento pelo trabalho efectuado, o honroso convite para colaborar na organização e moderação dos I e II Fóruns Distritais de Teatro Amador promovidos pela Federação das Colectividades do Distrito do Porto em parceria com o Governo Civil do Porto.

 

Desde 2005 têm vindo a ser assinados protocolos de cooperação com várias Entidades ligadas à Cultura e ao Social, como o Lions Clube do Porto, a Junta de Freguesia de Cedofeita ou o Clube Fenianos Portuenses, prevendo-se para breve a celebração de novas parcerias.

 

Grupo de amigos que gostam de Teatro, o Cena Jovem é actualmente constituído por mais de duas dezenas de elementos, muitos dos quais provenientes da fundação, sob a direcção artística de Rui Martins.